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Análise comparativa da acessibilidade para cegos de ambientes digitais para gerenciamento de aprendizagem para educação a distância

Abrir arquivo
ceatec_ppgsc_me_Andre_LS.pdf (20.89Mb)
Título alternativo
Comparative analysys of accessibility of e-Iearning management education environments for the blind
Autor
Silva, André Luiz da
Orientador
Carvalho, José Oscar Fontanini de
Data de publicação
30/05/2007
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo descreve a análise comparativa de acessibilidade para cegos aplicadas nos Sistemas de Gerenciamento para Educação a Distância (SGEAD) TelEduc e WebCT, segundo os critérios, recomendações e normas internacionais, tais como, técnicas de avaliação heurística, teste automático de acessibilidade, inspeção baseada nos pontos de verificação das recomendações para a acessibilidade do conteúdo da Web 1.0 do W3C e de tarefas e questionários com os usuários. Um dos objetivos desta pesquisa é demonstrar a importância da utilização de padrões e guias para a Acessibilidade Web como fator de apoio a acessibilidade para cegos dentro do atual cenário de inclusão digital. A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos de educação a distância possam ser utilizados com sucesso. Espera-se com este estudo, contribuir para a produção de conhecimentos que sirvam para orientar e apoiar os profissionais envolvidos com a educação computadorizada.
 
This study describes a comparative analysys of accessibility for the blind used in SGEAD (Distant Learning Management Systems), TelEduc and WebCT according to criteria, recommendations and international norms such as heuristical evaluation techniques, automatic test of accessibility, inspection based on the points of verification of the W3C recommendations for the accessibility of the content of the Web 1.0 and from tasks reports and questionnaires conducted with the users. One of the goals of this researches is to demonstrate the importance of the use of standards and guides for Web accessibility as support for accessibility for the blind in the current scenario of digital inclusion. The quality of the interface is essencial for the success of distant learning interactive systems. It is expected that this study will contribute to the production of knowledge that will guide and support the professionals involved with e-Iearning.
 
Palavras-chave
Acessibilidade
Ergonomia de interfaces web
Interação humanocomputador
Qualidade de software
Usabilidade
Interfaces para cegos
Deficiência visual
Listas de verificação
Avaliação de interfaces de software
Tecnologia assistiva
Interfaces for the blind
Accessibility
Web interface ergonomy
Human-computer interaction
Software quality
Usability
Visual deficiency
Checklists
Software interface evaluation
Assistive technology
Linguagem
Português
Este item aparece nas seguintes coleções:
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