• English
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Produção acadêmica e científica
  • Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Dissertações
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença

View/Open
cchsa_ppgedu_me_Grace_SF.pdf (902.2Kb)
Author
Felix, Grace da Silva
Advisor
Vitorino, Artur José Renda
Date
24/02/2022
Content Type
Dissertação de mestrado
Postgraduate Program
Educação
Access rights
Acesso aberto
Metadata
Show full item record
Abstract
Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em responder à questão proposta, avaliando: o que é diferença na BNCC; se há a presença de uma identidade e como a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze pode contribuir com o campo educacional. É intento da investigação em andamento, interrogar quem é o aluno aludido no documento oficial, documento este que fomenta a construção dos currículos específicos em território nacional. Para tanto, foi utilizado como parte empírica da pesquisa a análise da última versão da BNCC, homologada em 2018, que abordamos como fonte primária e que problematizamos na qualidade de discurso oficial materializado em documento; portanto, é uma pesquisa de abordagem qualitativa de perfil documental. Os recortes propostos para análise consistem em duas seções: apresentação e fundamentos pedagógicos. A leitura analítica adotou como teoria a filosofia de Gilles Deleuze e, por meio dos seguintes conceitos, é que se examinou a BNCC: diferença, repetição e signos propondo, diante da constatação da presença de uma identidade de aluno, que denominamos aluno-universal, é que emerge a filosofia deleuziana contribuindo para o entendimento de um devir-aluno que respeite as singularidades e não as individualidades.
 
Starting from the following research problem: "a normative discourse, such as the Common National Curriculum Base (BNCC), mobilizes what sense of difference?" is that we started this dissertation, whose objective is to answer the proposed question, evaluating: what is the difference in BNCC; if there is the presence of an identity and how Gilles Deleuze's philosophy of difference can contribute to the educational field. The purpose of the ongoing investigation is to question who is the student mentioned in the official document, a document that encourages the construction of specific curricula in the national territory. For this purpose, the analysis of the latest version of the BNCC, approved in 2018, which we address as a primary source and which we problematize as official discourse materialized in a document, was used as an empirical part of the research; therefore, it is a documental profile qualitative approach research. The cuts proposed for analysis consist of two sections: presentation and pedagogical foundations. The analytical reading adopted Gilles Deleuze's philosophy as a theory and, through the following concepts, the BNCC was examined: difference, repetition and signs proposing, in view of the verification of the presence of a student identity, which we call universal-student, it is that Deleuzian philosophy emerges, contributing to the understanding of a student-becoming those respects singularities and not individualities.
 
Keywords
Identidade
Universal
Ser-em-devir
Repetição
Aprendizagem
Identity
Universal
Being-in-becoming
Repetition
Learning
Language
Portuguese
Sponsor
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Collections
  • Dissertações

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Contact Us | Send Feedback