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O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença

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cchsa_ppgedu_me_Grace_SF.pdf (902.2Kb)
Autor
Felix, Grace da Silva
Orientador
Vitorino, Artur José Renda
Data de publicação
24/02/2022
Tipo de conteúdo
Dissertação de mestrado
Programa de Pós-Graduação
Educação
Direitos de acesso
Acesso aberto
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em responder à questão proposta, avaliando: o que é diferença na BNCC; se há a presença de uma identidade e como a Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze pode contribuir com o campo educacional. É intento da investigação em andamento, interrogar quem é o aluno aludido no documento oficial, documento este que fomenta a construção dos currículos específicos em território nacional. Para tanto, foi utilizado como parte empírica da pesquisa a análise da última versão da BNCC, homologada em 2018, que abordamos como fonte primária e que problematizamos na qualidade de discurso oficial materializado em documento; portanto, é uma pesquisa de abordagem qualitativa de perfil documental. Os recortes propostos para análise consistem em duas seções: apresentação e fundamentos pedagógicos. A leitura analítica adotou como teoria a filosofia de Gilles Deleuze e, por meio dos seguintes conceitos, é que se examinou a BNCC: diferença, repetição e signos propondo, diante da constatação da presença de uma identidade de aluno, que denominamos aluno-universal, é que emerge a filosofia deleuziana contribuindo para o entendimento de um devir-aluno que respeite as singularidades e não as individualidades.
 
Starting from the following research problem: "a normative discourse, such as the Common National Curriculum Base (BNCC), mobilizes what sense of difference?" is that we started this dissertation, whose objective is to answer the proposed question, evaluating: what is the difference in BNCC; if there is the presence of an identity and how Gilles Deleuze's philosophy of difference can contribute to the educational field. The purpose of the ongoing investigation is to question who is the student mentioned in the official document, a document that encourages the construction of specific curricula in the national territory. For this purpose, the analysis of the latest version of the BNCC, approved in 2018, which we address as a primary source and which we problematize as official discourse materialized in a document, was used as an empirical part of the research; therefore, it is a documental profile qualitative approach research. The cuts proposed for analysis consist of two sections: presentation and pedagogical foundations. The analytical reading adopted Gilles Deleuze's philosophy as a theory and, through the following concepts, the BNCC was examined: difference, repetition and signs proposing, in view of the verification of the presence of a student identity, which we call universal-student, it is that Deleuzian philosophy emerges, contributing to the understanding of a student-becoming those respects singularities and not individualities.
 
Palavras-chave
Identidade
Universal
Ser-em-devir
Repetição
Aprendizagem
Identity
Universal
Being-in-becoming
Repetition
Learning
Linguagem
Português
Financiador
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Este item aparece nas seguintes coleções:
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