Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento e tendências nos países e regiões de língua portuguesa
Alternative Title
Academic rankings in higher education: mapping and trends in Portuguese-speaking countries and regionsAuthor
Advisor
Flores, Adolfo Ignacio CalderónDate
16/02/2023Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
EducaçãoAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
Os Países e Regiões de Língua Portuguesa (PRLP) formam um espaço de caráter identitário que tem gerado relações de cooperação para o desenvolvimento de seus membros. Os rankings, índices e tabelas classificatórias (rankintacs) internacionais, como instrumentos de avaliação externa da Educação Superior (ES), dentro do discurso ideológico das chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM), vêm impactando cada vez mais na mensuração da qualidade das Universidades como ferramentas que chancelam a excelência acadêmica, potencializando a economia e a geopolítica do conhecimento. É nesse cenário que emerge a necessidade de estudos que permitam compreender esses instrumentos, seus resultados e implicações na governança universitária e gestão das políticas públicas de ES, com o intuito de potencializar o desenvolvimento e relações de cooperação em cada um desses espaços. Coube questionar: Quais são as principais tendências, em perspectiva comparada, no funcionamento e resultados dos rankings, índices e tabelas classificatórias nacionais e internacionais que impactam na avaliação da excelência acadêmica nos PRLP? O objetivo do trabalho foi mapear e estudar, numa perspectiva comparada, as principais tendências no funcionamento e resultados dos rankings, índices e tabelas classificatórias nacionais e internacionais que impactam na avaliação da excelência acadêmica nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. Para que sua realização fosse possível, este estudo adotou uma abordagem multimetodológica com perspectiva comparada, utilizando estratégias de análise quali-quantitativa. Tratou-se de uma pesquisa analítico-descritiva, de caráter exploratório, envolvendo revisão bibliográfica nas principais bases de dados, análise documental de legislações, normas estatais e análise de informações divulgadas nas páginas eletrônicas dos rankintacs nacionais e internacionais. Considerando o trabalho desenvolvido, espera-se ter contribuído para a ampliação do conhecimento no campo da avaliação externa nacional e internacional da ES, especificamente sobre os estudos em torno do espaço dos PRLP e conclui-se que o objetivo proposto foi atingido, visto que foi possível compreender quais e como funcionam as avaliações externas nacionais e internacionais para mensurar quais são as Universidades dos sete PRLP com melhor desempenho nos indicadores específicos, bem como quais são as Universidades e o porquê do bom desempenho a partir das análises comparativas das características, potencialidades e fragilidades encontrados.
The Portuguese-Speaking Countries and Regions (PRLP) form a space with an identity character that has generated cooperation relations for the development of its members. International rankings, indices and classification tables (rankintacs), as instruments for the external evaluation of Higher Education (HE), within the ideological discourse of the so-called World Class Universities (UCM), have been increasingly impacting the measurement of the quality of universities as tools that endorse academic excellence, enhancing the economy and geopolitics of knowledge. It is in this scenario that the need for studies emerges that allow the understanding of these instruments, their results and implications for university governance and the management of higher education public policies, with the aim of enhancing the development and cooperation relationships in each of these spaces. It was necessary to ask: What are the main trends, in a comparative perspective, in the functioning and results of national and international rankings, indices and classification tables that impact the evaluation of academic excellence in the PRLP? The objective of this work was to map and study, from a comparative perspective, the main trends in the functioning and results of national and international rankings, indices and classification tables that impact the evaluation of academic excellence in Portuguese-speaking Countries and Regions: Angola, Brazil, Cabo Verde, Macau, Mozambique, Portugal and East Timor. In order to make it possible, this study adopted a multimethodological approach with a comparative perspective, using quali-quantitative analysis strategies. It was an exploratory-analytical-descriptive research, involving a bibliographical review in the main databases, document analysis of legislation, state norms and analysis of information published on the electronic pages of national and international rankintacs. Considering the work carried out, it is expected to have contributed to the expansion of knowledge in the field of national and international external evaluation of SE, specifically on studies around the PRLP space and it is concluded that the proposed objective was achieved, since it was possible to understand which and how the national and international external evaluations work to measure which are the universities of the seven PRLP with the best performance in specific indicators, as well as which universities are and the reason for the good performance from the comparative analyzes of the characteristics, potentialities and weaknesses found.
Keywords
Países e Regiões de Língua PortuguesaAvaliação externa
Excelência acadêmica
Portuguese Speaking Countries and Regions
External evaluation
Academic excellence