dc.contributor.advisor | Franzolin, Cláudio José | |
dc.contributor.author | Correa, Fernanda Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-05-05T13:01:06Z | |
dc.date.available | 2023-05-05T13:01:06Z | |
dc.date.issued | 2022-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16902 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa os limites e as possibilidades da implementação da operação urbana
consorciada pelo Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) na cidade de
Campinas, um projeto de implementação de um distrito modelo de desenvolvimento urbano
sustentável e inteligente na forma de laboratório vivo que propõe contribuir para o
desenvolvimento sustentável da região. Assim, é levantada a questão sobre qual é o melhor modelo
jurídico a ser adotado para a consecução do distrito, sendo apontado como o mais provável a
operação urbana consorciada. O objetivo desta pesquisa foi de analisar o instrumento jurídico
citado em suas diversas características e contribuições para a consecução dos fins almejados pelo
HIDS, bem como examinar a necessidade de superação da dicotomia entre público e privado, para
uma percepção mais contemporânea no estudo do direito, sob uma perspectiva inter e
transdisciplinar do direito urbanístico, no intuito de que seja incorporada uma interpretação jurídica
atenta à realidade social das cidades de forma mais cooperativa e solidária no rearranjo do espaço
urbano. Nesta rota, foi realizada ainda avaliação do instrumento em destaque e seu papel na
qualidade de ferramenta urbanística de intervenção. Para tanto, o estudo se baseou em referenciais
teóricos e do método de pesquisa descritivo e analítico e hipotético dedutivo. Concluiu-se que a
proposta de valor do projeto HIDS se alinha com as diretrizes que regem o instrumento da operação
urbana consorciada e a insere como um modelo adequado para a viabilização do distrito
sustentável, na medida que a presença de laboratórios vivos, parques tecnológicos e toda a
infraestrutura voltada para a promoção da inovação, possui a presença de um terceiro ator na
execução do plano da OUC: as universidades. Bem como, constatou-se a existência de um elemento
comum à formulação de operações urbanas consorciadas, cidades inteligentes e o modelo hélice
tríplice, qual seja, a interação de diversos agentes (públicos e privados) para a realização de
projetos. O que se relaciona intimamente com a questão da publicização do direito privado, na
medida em que interesses que podem ser em alguns cenários contraditórios, se alinham para a
construção de iniciativas que atendem à função social da propriedade e ao direcionamento do
conhecimento científico para o interesse público. Assim, a conjunção e cooperação de agentes
acima mencionada, em todos os casos, também possui em comum a necessidade de uma abordagem
que respeite a realidade local por meio de um tratamento responsável e criterioso, especialmente
no que se relaciona ao reconhecimento de eventuais padrões de desigualdade socioespacial e o
compromisso com a busca de ações que quebrem essas lógicas de desrespeito a direitos
constitucionais. Ou seja, reconhecer a existência e atuação de forças econômicas, bem como a força
dos interesses privados na cidade, é o primeiro passo em direção a um projeto de cidade real e um
desenvolvimento urbano que se pretende sustentável. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research analyzes the limits and possibilities of the implementation of the consortiated urban
operation (OUC) by the International Hub for Sustainable Development (HIDS) in the city of
Campinas, a project for the implementation of a model district of sustainable and intelligent urban
development as a living laboratory that proposes to contribute to the sustainable development of
the region. Thus, the question regarding which is the best legal model to be adopted to implement
the district, pointed out as the most likely the consortiated urban operation. The objective of this
research was to analyze the mentioned legal instrument in its various characteristics and
contributions to the achievement of the goals pursued by the HIDS project, as well to examine the
need to overcome the dichotomy between the public and private law, for a more contemporary
perception in the study of law, under an inter and transdisciplinary perspective of urban law, in
order to incorporate a legal interpretation attentive to the social reality of cities in a more
cooperative and solidary way in the rearrangement of urban space. In this route, an evaluation of
the instrument OUC and its role as an urbanistic intervention tool was also carried out. For this
purpose, the study was based on theoretical references and the descriptive and analytical, and
deductive hypothetical research method. It was concluded that the concept value of the HIDS
project is aligned with the guidelines that govern the instrument of the consortiated urban operation
and inserts it as a suitable model for the viability of the sustainable district, as the presence of living
labs, technoparks and the entire infrastructure aimed at promoting innovation, has the presence of
a third actor in the execution of the OUC plan: the universities. It was also found the existence of
a common element in the formulation of consortiated urban operations, smart cities and the triple
helix model, namely, the interaction of various agents (public and private) to carry out projects.
This is closely related to the issue of publicizing private law, to the extent that interests that may
be contradictory in some scenarios, are aligned for the construction of initiatives that meet the
social function of property and the direction of scientific knowledge for the public interest. Thus,
the conjunction and cooperation of agents mentioned above, in all cases, also has in common the
need for an approach that respects the local reality by means of a responsible and careful treatment,
especially in what concerns the recognition of eventual patterns of socio-spatial inequality and the
commitment to the search for actions that break these logics of disrespect to constitutional rights.
In other words, recognizing the existence and action of economic forces, as well as the strength of
private interests in the city, is the first step towards a real city project and an urban development
that is intended to be sustainable. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
dc.subject | Cidades Inteligentes | pt_BR |
dc.subject | Operação Urbana Consorciada | pt_BR |
dc.subject | HIDS | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Public Policies Sustainable Development | pt_BR |
dc.subject | Smart Cities | pt_BR |
dc.subject | Consortiated Urban Operation | pt_BR |
dc.title | Operação urbana consorciada e cidades inteligentes: Estudo de caso do Hub Internacional para o desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.title.alternative | Consortium urban operation and smart cities: case study of the International Hub for sustainable development | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3580664961600550 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 0120973253492591 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 6635472231072927 | pt_BR |
puc.referee | Cortese, Tatiana Tucunduva Philippi | |
puc.refereeLattes | 5664558410139621 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |
puc.contributor.co-advisor | Mastrodi Neto, Josué | |