dc.contributor.advisor | Cabral, Guilherme Perez | |
dc.contributor.author | Brito, Maluma Raphaela de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T11:54:15Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T11:54:15Z | |
dc.date.issued | 2022-12-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16920 | |
dc.description.abstract | Trata-se de pesquisa sobre o direito à educação e políticas públicas educacionais do Estado de
São Paulo, cujo objetivo principal foi abordar a gestão estadual, a partir da perspectiva da
Necropolítica proposta por Achille Mbembe, em conjunto com o Neoliberalismo, para que,
assim, possa-se concluir como a gestão estadual é caracterizada por uma Necropolítica
educacional direcionada aos grupos mais vulneráveis. A partir disso, a pesquisa tem como
objetivo específico a análise da gestão estadual antes e durante a pandemia de COVID-19 no
estado de São Paulo e os seus desdobramentos na questão educacional. A pesquisa tem início
com a contextualização dos termos filosóficos e teóricos. O estudo foi feito através dasseguintes
metodologias, a saber: fundamentação teórica e filosófica para contextualização dos termos
utilizados, passando por conceitos, como biopoder, biopolítica, necropolítica e neoliberalismo;
e análise dos dados oficiais divulgados. A análise busca abordar dois pontos: o trabalho do
docente e a qualidade do ensino nas redes estaduais. A necropolítica também é entendida como
a morte em seu sentido social, ou seja, para além da morte física. Oque verificamos no presente
trabalho é que as políticas adotadas no Estado de São Paulo estãohá muitas décadas excluindo
os grupos já vulneráveis, causando-lhes a morte social , além de aumentar , com o início da
pandemia, o número da própria morte física. Com isso, os resultados obtidos indicam que há
uma precarização nos dois setores e que, com o inícioda pandemia, ocorreu o acirramento dessa
política de morte. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research hereby concerns the right to education and educational public policies in São Paulo
State, which aims to approach the state administration, from the regard of Necropolitics
presented by Achille Mbembe, alongside the Neoliberalism, so we can draw a conclusion on
how the state administration is marked by an educational Necropolitics addressed to the most
vulnerable groups. In this regard, the research targets especially the analysis of the state
administration before and during the COVID-19 pandemics in São Paulo State and its outcomes
in educational matters, concluding that there was an escalation of the Necropolitics. The
research begins with the contextualization of the philosophical the theoretical terms. The study
has been made by the following methodologies, namely: theoretical and philosophical
background for the contextualization of the terms used, includingconcepts such as biopower,
biopolitics, necropolitics and neoliberalism; analysis of released official data. The analysis aims
to approach two topics: teaching work andthe quality of education in state school systems. The
necropolitics can also mean the death, in its social meaning, which is beyond the physical death.
What we have observed in the paper hereby is that the policies adopted in São Paulo State, for
decades, has been excluding and causing social death of groups that are already vulnerable.
Besides involving, with the beginning of the pandemics, the escalation of the number of physical
deaths itself. Furthermore,the results achieved indicate that there is a precarization in both
sectors and that, in the early stages of the pandemics, it has occurred an escalation in this death
policy. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Direito Internacional | pt_BR |
dc.subject | Necropolítica | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | International Law | pt_BR |
dc.subject | Necropolitics | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | O acirramento da necropolítica educacional do estado de São Paulo durante a pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | The intensification of educational necropolitics in the state of São Paulo during the Covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1613042028777590 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9267585007227859 | pt_BR |
puc.referee | Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz | |
puc.referee | Laurentiis, Lucas Catib de | |
puc.refereeLattes | 9527743086394186 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2294492760875997 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |