dc.contributor.advisor | Laurentiis, Lucas Catib de | |
dc.contributor.author | Santos, Sarah Thiemy Kawato dos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T13:25:50Z | |
dc.date.available | 2025-02-21T13:25:50Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17536 | |
dc.description.abstract | A imprecisão da delimitação do âmbito de proteção e dos limites do direito
fundamental à liberdade artística é uma problemática real em diversos lugares do
mundo. Suas implicações variam desde a incerteza quanto aos rumos jurisprudenciais
de um sistema jurídico, até a fraqueza institucional na proteção desse direito. Diante
disso, a presente pesquisa busca investigar qual é o conceito e os limites jurídicos da
liberdade de expressão artística no âmbito do Supremo Tribunal Federal e da Corte
Europeia de Direitos Humanos. Partindo de uma perspectiva jurisprudencial, mas não
se limitando a ela, a pesquisa se desenvolveu através de uma metodologia empíricaqualitativa e teve como escopo: (a) identificar os parâmetros e critérios decisórios
utilizados por ambas as Cortes; (b) identificar se há uma definição mínima comum do
âmbito protetivo da liberdade artística para esses dois sistemas; (c) fazer uma análise
de direito comparado entre ambas as Cortes, em busca de possíveis caminhos para
o Brasil. No primeiro capítulo, foram analisadas as compreensões constitucionais da
liberdade de expressão artística no cenário brasileiro, com enfoque na definição do
conceito, limites e problemáticas envolvidas. A pesquisa buscou sistematizar as
decisões do Supremo Tribunal Federal por meio da análise dos dados, bem como
desenvolver uma análise crítica dos resultados e identificar coerências e contradições.
De início, foi desempenhado esforço para indicar se existe um âmbito de proteção
claro, e quais contornos o Tribunal tem atribuído ao direito, o que inclui a interpretação
dos artigos da Constituição Federal e a conceituação de arte. Em seguida, foram
abordadas as intervenções e justificativas identificadas pela Corte. O mesmo
procedimento foi realizado no segundo capítulo em relação à Corte Europeia de
Direitos Humanos. Por fim, no terceiro capítulo, foi desenvolvida uma análise de direito
comparado na qual foram identificadas quais são as correntes teóricas que perpassam
pelas decisões analisadas, com base nas teorias de Ernest Wolfgang Böckenförde e,
por fim, foram identificados os possíveis horizontes de aperfeiçoamentos para a
prática nacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | The inaccuracy faced when defining the scopes and boundaries of the fundamental
right to artistic freedom poses a significant challenge worldwide. Its implications range
from uncertainty regarding the jurisprudential trajectory of a legal system to weakened
institutional protection of this right. The present study seeks to examine the legal
concept and limits of artistic freedom of expression as interpreted by the Brazilian
Federal Supreme Court and the European Court of Human Rights. Grounded in
jurisprudential analysis but extending beyond it, this research adopts an empiricalqualitative methodology aimed at (a) identifying the parameters and decision-making
criteria utilized by both Courts; (b) determining whether a minimally shared definition
of the protective scope of artistic freedom exists within these two systems; and (c)
conducting a comparative law analysis between the two Courts to propose potential
courses of action for Brazil. The first chapter examines constitutional interpretations of
artistic freedom of expression in the country, with emphasis on defining the concept,
its limitations and associated issues. This analysis involves systematizing the
jurisprudence of the Brazilian Federal Supreme Court through data analysis, critical
review of findings, and identification of consistencies and contradictions. Initial efforts
focus on determining whether a clear protective scope exists and how the Court has
outlined this right, including interpretations of the Federal Constitution's provisions and
the conceptualization of art. Subsequent sections discuss the interventions and
justifications identified by the Court. A similar approach is applied in the second
chapter, focusing on the European Court of Human Rights. Finally, in the third chapter,
a comparative law analysis identifies theoretical frameworks guiding the decisions
under review, with particular emphasis to the theories of Ernst Wolfgang Böckenförde.
The study is concluded by the suggestion of possible improvements for national
practice. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Liberdade de expressão artística | pt_BR |
dc.subject | Teoria geral dos direitos fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Direito comparado | pt_BR |
dc.subject | Artistic freedom of expression | pt_BR |
dc.subject | General theory of fundamental rights | pt_BR |
dc.subject | Comparative law | pt_BR |
dc.title | Uma análise de casos sobre a liberdade de expressão artística no Supremo Tribunal Federal e na Corte Europeia de Direitos Humanos | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 1861177505037135 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 2294492760875997 | pt_BR |
puc.referee | Dimoulis, Dimitrios | |
puc.referee | Peruzzo, Pedro Pulzatto | |
puc.refereeLattes | 7685485800278219 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5126921195345108 | pt_BR |
puc.center | Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais | pt_BR |
puc.graduateProgram | Direito | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |