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Convergência entre marketing e sustentabilidade: desafios de uma relação aparentemente antagônica

Autor
Benedicto, Samuel Carvalho De
Silva, Luiz Henrique Vieira da
Sugahara, Cibele Roberta
Bittencourt, Josias Jacinto
Siani, Sergio Ricardo
Data de publicação
//2023
Tipo de conteúdo
Artigo
Metadados
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Resumo
Nas empresas, a sustentabilidade no âmbito das atividades de marketing apresenta-se como um diferencial no mercado competitivo. O marketing verde aliado às ações de responsabilidade social permite o atendimento das expectativas dos consumidores com menor impacto ambiental. O método de pesquisa é exploratório com abordagem qualitativa. A convergência entre marketing e sustentabilidade possibilita às empresas a comunicação de suas práticas sustentáveis aos stakeholders. As pressões do meio ambiente como reflexo do crescimento populacional aliado ao consumo excessivo e a vantagem competitiva obtida com as práticas sustentáveis são fatores que motivam as empresas a reverem as suas ações integrando as questões ambientais. Conclui-se o marketing verde orienta o desenvolvimento de produtos ambientalmente responsáveis com benefícios tangíveis, bem como o comportamento de consumo para o alcance de vantagem competitiva
 
In companies, sustainability within the scope of marketing activities presents itself as a differential in the competitive market. Green marketing combined with social responsibility actions allows meeting consumer expectations with less environmental impact. The research method is exploratory with a qualitative approach. The convergence between marketing and sustainability enables companies to communicate their sustainable practices to stakeholders. Environmental pressures as a reflection of population growth combined with excessive consumption and the competitive advantage obtained with sustainable practices are factors that motivate companies to review their actions by integrating environmental issues. It is concluded that green marketing guides the development of environmentally responsible products with tangible benefits, as well as consumer behavior to achieve competitive advantage
 
Palavras-chave
Marketing Verde
Sustentabilidade
Vantagem Competitiva
Green Marketing
Sustainability
Competitive Advantage
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