Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais: Recent submissions
Now showing items 401-420 of 711
-
Avaliação de programas para aplicação de jornal em sala de aula como recurso pedagógico inovador: uma nova gestão do ensino
(PUC-Campinas, 2006-02-02)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária , com problematizações sobre a formação de professores , avalia material de dois programas elaborados por empresas ... -
Avaliação e ensino médio: o caso de uma escola pública de Itupeva
(PUC-Campinas, 2009-12-09)A pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Itupeva, interior do Estado de São Paulo, com foco nas avaliações aplicadas aos alunos da terceira ... -
A participação de funcionários na construção do projeto político-pedagógico de uma instituição de ensino superior: limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2007-05-25)O presente trabalho, fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, teve como objeto de estudo o diagnóstico e a análise da participação de funcionários na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma Instituição de Ensino ... -
Trajetórias de formação e condições de trabalho do intérprete de libras em instituições de educação superior
(PUC-Campinas, 2009-02-27)A presente dissertação tem como objetivo estudar as trajetórias de formação e as condições de trabalho do intérprete de Libras certificado pelo exame nacional de proficiência para interpretação de Libras, que atua em ... -
A formação do professor : formas de exclusão na educação inclusiva
(PUC-Campinas, 2003-10-29)A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa "Universidade e Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio". Objetiva analisar, por meio do estudo de duas unidades escolares de 1a a 4a séries da rede ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Auto-avaliação institucional numa escola pública básica da rede estadual de São Paulo
(PUC-Campinas, 2008-12-04)O presente trabalho de mestrado objetivou analisar processo de implementação de auto-avaliação institucional, numa perspectiva de aperfeiçoamento, em escola pública, de pequeno porte e de zona rural, da rede estadual de ... -
O uso do e-mail como ferramenta didático-pedagógica: uma análise sobre o discurso de professores de uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2005-02-28)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e teve como objetivo principal analisar o discurso de professores de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Estado ... -
Trajetória escolar de Letícia: uma adolescente com síndrome de Down
(PUC-Campinas, 2009-02-02)Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a trajetória escolar de Letícia, uma adolescente com síndrome de Down regularmente matriculada no ensino fundamental séries iniciais, de uma escola regular, particular, ... -
Uma análise de pesquisas acadêmicas em educação matemática sobre o enfoque histórico do conceito de função
(PUC-Campinas, 2008-02-14)Tendo em vista as discussões sobre a presença da abordagem histórica no campo do ensino da Matemática, recomendada nos eventos da área, nas Propostas Curriculares para o Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares ... -
Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
(PUC-Campinas, 2009-12-11)A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior ... -
A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2009-02-09)Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com ... -
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-12-16)Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ... -
Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil
(PUC-Campinas, 2005-12-15)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm ... -
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
(PUC-Campinas, 2005-11-18)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior ... -
Trajetórias escolares de pessoas com deficiência visual: da educação básica ao ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-11-23)O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória escolar de pessoas com deficiência visual, da educação básica ao ensino superior. Como opção metodológica, foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa fazendo ... -
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ... -
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
(PUC-Campinas, 2009-12-21)Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ... -
Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem
(PUC-Campinas, 2003-06-25)Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre ... -
Gestão da educação estadual: elementos de uma realidade vivenciada
(PUC-Campinas, 2008-02-18)Esta dissertação de mestrado teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990 até 2005. Partimos de ...