Produção acadêmica e científica: Recent submissions
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Evaluación por resultados y la cultura de la “performatividad”: la evaluación docente en la escuela pública del estado de San Pablo (Brasil)
(Servicio de Publicaciones de la Universidad Autonoma de Madrid, 2016)En el presente artículo abordamos la forma de evaluación docente adoptada en la red estadual de enseñanza primaria y secundaria del Estado de San Pablo (Brasil) en los últimos quince años. Se trata de una estrategia de ... -
O Prêmio Escola nota 10: meritocracia e cooperação para a melhoria do desempenho escolar
(FapUNIFESP (SciELO), 2015)Este artigo analisa o projeto Premio Escola Nota 10, criado em 2009 pelo Estado do Ceará, Brasil, com o objetivo de servir como uma política indutora da melhoria dos resultados das escolas públicas nos índices de desempenho ... -
Responsabilidade social da educação superior: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1990-2011)
(FapUNIFESP (SciELO), 2016)Este artigo analisa a produção científica sobre a responsabilidade social da educação superior (RSES) com base em teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas no Brasil, de 1990 a 2011. Metodologicamente, é um ... -
Boas práticas escolares e avaliação em larga escala: a literatura ibero-americana em questão
(Fundacao Carlos Chagas, 2015)Este artigo aborda a literatura acadêmico-científica sobre as boas práticas escolares numa perspectiva panorâmica, enfocando a produção científica no espaço ibero-americano. Trata-se de uma pesquisa sobre o estado do ... -
Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a emergência de um campo de estudo (1995-2013)
(Universidade do Oeste de Santa Catarina, 2015)Diante do fenômeno da expansão dos rankings acadêmicos no âmbito global, aborda-se o estado da questão sobre rankings na educação superior brasileira. A tímida produção científica localizada foi agrupada em três momentos: ... -
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (2004 -2010)
(Revista Educacao Online, 2014)Este artigo se insere no campo das pesquisassobreas avaliações em larga escala, focalizandooExame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Partindo do consenso no âmbito governamental a respeito ... -
A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo FHC ao governo Lula
(Universidad Nacional Autonoma de Mexico, 2015)Considerando a desenfreada expansão do setor privado na educação superior no Brasil, durante o go-verno de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), e a concretização de dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva ... -
Sistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (1996-2011)
(FapUNIFESP (SciELO), 2014)O presente artigo apresenta um mapeamento e análise das tendências temáticas da produção científica brasileira em torno do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), referente ao período ... -
Avaliação educacional: uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras
(Servicio de Publicaciones de la Universidad Autonoma de Madrid, 2016)O olhar retrospectivo da construção do campo da avaliação da educação possibilita a compreensão das atuais tendências da avaliação educacional como elemento constitutivo das políticas educacionais, que assumem cada vez ... -
Princípios de responsabilidade social na Educação Superior: tendências na gestão de instituições confessionais
(Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, 2018)Este artigo aborda a forma como se processa a questão da responsabilidade social (RS) na gestão das Instituições de Educação Superior (IES), tendo como foco específico instituições do setor privado, sem fins lucrativos e ... -
O Simave à luz das três gerações de avaliação da educação básica
(Fundacao Carlos Chagas, 2017)Este artigo apresenta um panorama do processo de implantação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), com objetivo de compreender sua trajetória à luz das três gerações de avaliação da educação básica ... -
Rankings na educação superior brasileira: uma aproximação aos rankings públicos e privados
(USCS Universidade Municipal de Sao Caetano do Sul, 2017)No presente artigo, realizou-se uma aproximação teórica aos rankings acadêmicos, públicos e privados, result-ante de pesquisa bibliográfica, na tentativa de compreender sua complexidade e trajetória na realidade brasileira. ... -
La responsabilidad social universitaria en Iberoamérica: análisis de las legislaciones de Brasil, España y Perú
(Universidad Nacional Autonoma de Mexico, 2018)Este artículo presenta un análisis descriptivo-comparativo acerca de los avances legislativos de la respon- sabilidad social universitaria en Brasil, España y Perú, abordándose qué concepto entender bajo dicho término, ... -
O desafio de estabelecer universidade de classe mundial
(Universidade Estadual de Campinas, 2019)Lançado em 2009 pelo Banco Mundial em coedição com Mayol Edições S.A., o livro The Challenge of Establishing World-Class Universities, de autoria de Jamil Salmi, tem se tornado uma das principais obras de referência para ... -
Academic rankings in higher education: trends of international scientific literature
(Pontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPR, 2017)This article presents the state of the question about global academic rankings implications in higher education. Among thousands of studies located in international scientific bases, 23 scientific papers were selected as ... -
Eficácia escolar: boas práticas à luz de estudos do governo brasileiro e das agências multilaterais
(Pontificia Universidade Catolica do Parana - PUCPR, 2019)Este artigo tem como objetivo estudar os avanços na produção do conhecimento sobre o tema das boas práticas escolares a partir dos estudos promovidos pelo Ministério da Educação do Brasil, apoiados ou não por agências ... -
Tendências dos rankings acadêmicos de abrangência nacional de países do espaço ibero-americano: os rankings dos jornais El Mundo (Espanha), El Mercurio (Chile), Folha de São Paulo (Brasil), Reforma (México) e El Universal (México)
(University Nove de Julho, 2017)Este artigo aborda a avaliação da educação superior por meio de rankings acadêmicos. Analisa os cinco rankings produzidos por jornais de grande circulação existentes no espaço ibero-americano: 50 Carreras - Los Mejores ... -
Avaliação da Educação Superior: o Exame Nacional de Cursos (Provão) e os rankings acadêmicos e índices no contexto da avaliação para a regulação
(Cruzeiro do Sul Educacional, 2019)O presente artigo, de cunho teórico, fundamentado em uma criteriosa revisão da literatura, se insere nos estudos sobre os rankings acadêmicos e as tabelas classificatórias como instrumentos de avaliação externa. Objetiva ... -
Doutorado profissional em Direito: tendências em universidades com melhor desempenho em rankings acadêmicos internacionais
(CAPES, 2017)Apesar de constarem explicitamente no Parecer Sucupira de 1965, que estabeleceu os alicerces da pós-graduação no Brasil, os mestrados e os doutorados profissionais apenas recentemente vão se tornando realidade, e ainda de ... -
Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americana
(FapUNIFESP (SciELO), 2018)Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de pesquisa bibliográfica, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, ...
