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    • IN.HABITAT: Instituto de pesquisa oceanográfica Santos, SP 

      Cardoso, Beatriz Machado de Sousa Engholm (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-15)
      O mar sempre representou uma inesgotável fonte de mistérios. A oceanografia é o estudo dos ambientes aquáticos, compreendendo a dinâmica de mares, rios e zonas costeiras. No Brasil existem poucos institutos com essa ...
    • Cores da Floresta 

      Silva, Aline Martins da; Veiga, Letícia Brandão; Miranda, Gabriel Nilsen (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)
      Esta pesquisa busca apresentar o processo artístico-prático da construção de um jogo de narrativa interativa, desenvolvido como novela visual (visual novel), tendo como foco a pesquisa na imersão e interação do ...
    • Cores e formas: um processo 

      Prada, Alice Coachman (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)
      The present research has as its central focus the study of the dialogue between colors and shapes in painting, bringing a report and reflections on the process of artistic creation and experimentation, presenting all the ...
    • Out of body: a arte como meio expositor das sensações 

      Vasconcellos, Ana Carolina Cruz (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-30)
      O presente trabalho trata de uma investigação artística que aborda o uso das artes visuais como meio expositor das sensações, utilizando de fotografia digital, obra colaborativa e vídeo performance, que complementam a ...
    • A arte e o yoga: práticas transcendentais 

      Xavier, Luciana Lazdenas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-11-30)
      O presente trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre a relação entre a arte e o yoga no processo de criação de livros de artista, arte sensorial e fotografia. A partir da apresentação de criações que traduzem ...
    • Lian, Alter Ego e Arte 

      Guimarães, Leonardo Pinheiro (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-02)
      A presente investigação poética traz reflexões sobre o processo de criação em audiovisual e ilustração, tendo como ponto de partida a criação de um alter ego, usado como forma de expressão artística no cenário contemporâneo, ...
    • Unio: design e o vício em jogos em crianças e adolescentes 

      Rocha, Davi Albuquerque da; Castro Netto, Gabriel K. De; Cury, Mateus Diniz (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-16)
      Nos últimos anos, o problema da adicção em jogos em crianças e adolescentes tem se tornado algo mais comum, obtendo até a classificação de distúrbio mental pela OMS em 2018. Sendo causado por uma combinação entre fatores ...
    • In Acess: viabilização das diretrizes de acessibilidade web cognitiva para designers 

      Pereira, Camyla Maria Ramos; Ruiz, Lorraiyne Izabelle Lima; Francisco, Romulo Lopes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      O presente projeto aborda, por meio do Design Digital, a acessibilidade web cognitiva. O ambiente web sofre com a escassez de sites e plataformas inclusivas, prejudicando seu acesso democrático. Assim, discute-se a importância ...
    • Jano: hábitos alimentares do estudante universitário 

      Lima, Felipe Bonadio de; Carneiro, João Henrique (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas ...
    • Show.me - redes sociais e dependência emocional: a visualização de dados como ferramenta identificadora de padrões comportamentais 

      Leitão, Carolina Barile Marques; Malheiro, Heitor Costa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
      O projeto a seguir apresenta a construção da plataforma digital show.me, aplicativo de visualização de dados idealizado com o propósito de trazer maior conhecimento aos usuários de redes sociais quanto aos seus hábitos ...
    • Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual 

      Laurindo, Danilo Alessandro; Melo, Gabriel Dias de; Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
      Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital ...
    • Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico 

      Gurgel, Lívia Barbosa; Silva, Rafael Barbosa da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso que demonstram a ...
    • Triboos - o design e a música proporcionando a interação social em ambientes de alimentação de longa permanência 

      Dalalana, Gianlucca Alves; Souza, Rafaela Godoy (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
      O presente projeto busca discutir como o design e a música podem proporcionar a interação social em ambientes de alimentação de longa permanência, ou seja, discute alternativas para criar novas relações sociais em ...
    • Paletro – a importância da representatividade étnica e cultural no Character Design em videogames 

      Costa, Marco Túlio Cardoso Trindade da; Lima, Nycolas Pedro Martins (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-22)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância da representatividade de diversas etnias e culturas em personagens de videogames, já que por muito tempo o protagonismo dos personagens era exclusivo aos homens ...
    • PROJETO IN.TOLERA - alternativas a respeito das alergias e intolerâncias alimentares sob a ótica do design da informação 

      Cohen, Beatriz; Nardo, Giovana; Sato, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      Este projeto propõe um conjunto de ações utilizando o Design Digital como solução, para atingir o objetivo de melhorar a vida e a experiência dos indivíduos com restrições, alergias e intolerâncias alimentares, atendendo ...
    • Prô – Plataforma Educacional Digital 

      Camargo, Julia Suniga; Ferreira, Maria Luísa Gerassi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
      O projeto Prô nasceu como uma inspiração decorrente da discrepância que acomete o Brasil no quesito educação. Apesar da sociedade do século XXI ser considerada “informacional” e “tecnológica”, ainda existem milhares de ...
    • Solis: o design digital em defesa da representatividade nos brinquedos 

      Broglio, Ana Júlia; Echeverre, Mariana Magalhães Camacho; Bailoni, Vitória Xavier (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa promover o reconhecimento da criança em relação à diversidade humana e a si própria, além de romper com a ideia de ...
    • Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro 

      Batista, Bruno Luiz Sancadolara; Almeida, Gabrielle Davi de; Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e ...
    • In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design 

      Amaral, João Pedro Saito do; Menezes, João Vitor Ruy Gomes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-30)
      Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo ...
    • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

      Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...