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    • Gestuar: Acessibilidade digital no home office para surdos no Brasil 

      Gouvea, Beatriz Santos Vasconcelos; Manhani, Jeferson Rodrigo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)
      O presente trabalho, por meio do Design Digital, propõe soluções que visam diminuir as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes no ambiente Home Office. Foi realizado um estudo, através de entrevistas com usuários ...
    • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

      Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...
    • GRIM - Guia de Representação Imagética de Mascotes 

      Santiago, Diogo Mella; Gallo, Felipe de Godoy; Silva, Rafael Cavalcanti Garcia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar estudos sobre o character design no universo das mascotes encontradas no mercado e principalmente no ambiente digital, com intenção de demonstrar a evolução destas ...
    • Guia do amigo imaginário: uma companhia na jornada pelo letramento 

      Lacerda, Letícia Rodrigues; Vadilho, Thiago David; Felix, Vinicius Daniel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)
      O presente projeto levanta a problemática do agravamento do círculo vicioso estimulado pela falta de incentivo e do desenvolvimento do letramento, o qual se traduz na formação de indivíduos incapazes de agir de forma crítica ...
    • Hystorium: o design digital como promotor do hábito e do gosto pela leitura de livros nos jovens 

      Nogueira, Eduardo Carlos Dorazio; Durante, Lucas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)
      O presente trabalho discute a influência do design sobre os hábitos das pessoas e como essa área pode ajudar a incentivar o brasileiro a ler mais livros, visto que, de um modo geral, o Brasil não possui esse hábito ou é ...
    • Imaginar - interação e experiência no turismo cultural a partir da realidade aumentada e do design digital. 

      Souza, Amanda Baumgartner de; Santos, Kaue Marques; Ajjar, Naime Pavan (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, passa pelo ponto das mudanças sociais e mercadológicas decorrentes da pandemia enfrentada atualmente, como explicado por Cássia (2020). O turismo como área de grande renda, ...
    • In Acess: viabilização das diretrizes de acessibilidade web cognitiva para designers 

      Pereira, Camyla Maria Ramos; Ruiz, Lorraiyne Izabelle Lima; Francisco, Romulo Lopes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      O presente projeto aborda, por meio do Design Digital, a acessibilidade web cognitiva. O ambiente web sofre com a escassez de sites e plataformas inclusivas, prejudicando seu acesso democrático. Assim, discute-se a importância ...
    • In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design 

      Amaral, João Pedro Saito do; Menezes, João Vitor Ruy Gomes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-30)
      Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo ...
    • Jano: hábitos alimentares do estudante universitário 

      Lima, Felipe Bonadio de; Carneiro, João Henrique (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas ...
    • Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro 

      Batista, Bruno Luiz Sancadolara; Almeida, Gabrielle Davi de; Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e ...
    • Lendas do Futebol: Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira 

      Zanirato, Daniel; Campos, Eduardo Gonçalves de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)
      Foi notado que o interesse do brasileiro sobre o futebol vem caindo nas últimas décadas, coincidentemente depois que o país conquistou seu último título na Copa do Mundo da Fifa em 2002. O projeto em questão se inicia com ...
    • Lumiar — O design como comunidade informativa para cuidadores de idosos 

      Souza, Letícia Correia de; Daimaru, Guilherme; Rocha, Pedro Lucas da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso destaca o desenvolvimento do aplicativo mobile "Lumiar" para cuidadores de idosos, abordando a relevância de um canal unificado para o compartilhamento de informações sobre cuidados a ...
    • Maestro Type - um sistema funcional para a harmonização tipográfica 

      Gonçalves, Giulia Cerruti; Souza, Heloisa Furquim de; Nista, Isabella Anseloni; Moraes, João Martin de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)
      Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância das letras e a influência da escolha de uma boa fonte em projetos, visando auxiliar o público no processo de escolha e harmonização tipográfica. Reconhecendo a ...
    • Mamão na massa: a influência das mídias audiovisuais nos hábitos alimentares das crianças 

      Freitas, Gabrielle Gonçalves de; Corsi, Giovana Garcia; Raskin, Stefany Sivia Friendlander (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-01)
      Este projeto busca discutir como o design pode atuar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, incentivando-as a cozinhar e promovendo refeições em família, um hábito que se perdeu devido a rotina ...
    • Mivery – M-commerce e o consumo no cotidiano 

      Paulella Júnior, Claudio Luiz; Marineli, Murilo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
      Consumir produtos necessários para o cotidiano é uma tarefa presente na vida de todos os seres humanos e, com o avanço da tecnologia, cada vez mais os estabelecimentos estão procurando realizar essa migração para o digital. ...
    • Nosti - a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital 

      Rodrigues, Eduardo Fernandes; Jaconi, Gabriel; Tung, Lillian Nogami (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital e tem como objetivo encontrar uma solução para ampliar de maneira apropriada e segura a ...
    • OCCA - Organização Colaborativa de Campinas: o design digital como mediação para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis 

      Conto, Nicolli Bedicks de; Sakamoto, Vinícius Kensuke (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
      O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender as relações e origens históricas da sociedade de consumo, seus impactos no meio ambiente, e como o design pode ser usado como agente mediador na diminuição ...
    • Paletro – a importância da representatividade étnica e cultural no Character Design em videogames 

      Costa, Marco Túlio Cardoso Trindade da; Lima, Nycolas Pedro Martins (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-22)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância da representatividade de diversas etnias e culturas em personagens de videogames, já que por muito tempo o protagonismo dos personagens era exclusivo aos homens ...
    • Projeto Claymade - estudo teórico e plataforma de compartilhamento e experimentação de veículos conceituais 3D 

      Tardelli, Aline Piato; Santos, Renato Pedroso dos; Morello, Richard (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)
      Durante todo o processo de maturação do desenvolvimento, criação, prototipação e finalização, os setores automotivos e automobilísticos, se resumiram a contemplar um tipo de conteúdo monolítico, onde suas interfaces e ...
    • Projeto gente: diálogos colaborativos em comunidades criativas sobre igualdade de gênero e infância 

      Tarelho, Alice Bueno; Shiguematsu, Heitor Bacic (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      O presentra Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, via, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design, compreender as questões de gênero na infância e potencializar ...