Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 de 205
-
"A menina abrigada não tem ninguém”: encontros narrativos sobre a violência intrafamiliar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-28)A violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública que frequentemente resulta no afastamento do lar de origem tendo como destino dramático o acolhimento institucional. Sua natureza ... -
Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-27)O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: o lugar da família
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa de doutorado foi desenvolvida em uma escola pública municipal, embasada pelos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, pela perspectiva crítica para compreensão do desenvolvimento infantil e da ... -
Chuteiras novas para pés descalços: imaginário coletivo de jovens futebolistas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-22)O presente estudo tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de jovens meninos, em processo de formação futebolística, sobre a vida do jogador de futebol. Justifica-se como produção de conhecimento relevante para ... -
Abusadores sexuais de crianças: análise do perfil criminal e da repetição de abusos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-03-10)O abuso sexual de crianças e adolescentes é considerado pela Organização Mundial da Saúde como um problema mundial (World Health Organization [WHO], 2016) e de grandes proporções. A cada ano, 200 milhões de crianças são ... -
Psicologia e indígenas em contexto urbano: memória histórica como resistência
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-08)A presente tese de doutorado tem como objetivo investigar a memória histórica como ferramenta de resistência à colonização da população indígena em contexto urbano. Esta pesquisa justifica-se tendo em vista a presença ... -
Efeitos de um programa online para desenvolvimento da criatividade em professores e estudantes de pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-17)A importância da criatividade na educação e o papel do professor na identificação e desenvolvimento da criatividade justificam investimentos em estratégias e programas estruturados de desenvolvimento da criatividade no ... -
Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)A atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores. Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas sociedades contemporâneas ocidentais, a ... -
Vivências de pessoas com transtorno bipolar: um estudo fenomenológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-09)Esta pesquisa objetivou compreender sob uma perspectiva psicológica a experiência vivida por pessoas com transtorno bipolar. Justifica-se na medida em que diz respeito a um tipo de transtorno que implica oscilações ... -
“A nossa voz importa”: promovendo a capacidade de ação de adolescentes do ensino médio público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-01-27)A presente pesquisa teve como objetivo investigar, a partir de uma intervenção em escola pública, práticas psicológicas que podem promover mudanças de posicionamento dos estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
(PUC-Campinas, 2018-05-25)Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da ... -
Superior interesse da criança e destituição do poder familiar: perspectiva de psicólogas e psicólogos da defensoria pública do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2020-02-11)O presente trabalho se inicia com a tese de que a adoção pressiona a destituição do poder familiar, utilizando-se do Superior Interesse da Criança (SInC) para cindir as famílias. A pesquisa foi construída a partir do lugar ... -
Escala de identificação das altas habilidades/superdotação: novos estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-06-17)O reconhecimento das altas habilidades/superdotação (AH/S) como um construto multidimensional tem ampliado suas formas de avaliação e abrangido diferentes tipos de métodos. No entanto, contrário a esse movimento, ainda não ... -
Mentoria do talento criativo e intelectual na escola: da identificação ao desenvolvimento
(PUC-Campinas, 2019-02-14)Este estudo teve por objetivo verificar os efeitos de um programa de mentoria por professores em estudantes identificados como talentosos. Para tanto foram realizados dois estudos. O 1º avaliou a relação entre a identificação ... -
Risco psicossocial familiar e coping da hospitalização em crianças e adolescentes: avaliação e intervenção
(PUC-Campinas, 2019-02-18)A hospitalização de crianças e adolescentes pode acarretar prejuízos no desenvolvimento emocional, social, cognitivo e físico. Compreender como crianças/adolescentes utilizam os recursos disponíveis e lidam com a hospitalização, ... -
Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento
(PUC-Campinas, 2018-02-15)A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de ... -
Marcadores de resiliência infantil: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas.
(PUC-Campinas, 2019-02-12)A resiliência tem sido considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas. Indiferente a sua relevância, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Desta ... -
Escala de potencial criativo no trabalho: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-12-10)O presente estudo teve como objetivo a condução de estudos de busca por outras fontes de evidências de validade e precisão para a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Para isso, quatro estudos foram realizados, tendo-se, ... -
As histórias que contamos de nós: mobilizando a imaginação e as emoções de estudantes do ensino fundamental II
(PUC-Campinas, 2020-02-10)A presente pesquisa teve como objetivo analisar a potência de práticas de contação e produção de histórias na criação de espaços para expressão e significação de emoções por adolescentes no contexto escolar. Ancorada nos ...