Navegação Dissertações por autor "Souza, Vera Lúcia Trevisan de"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 20
-
Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola
Carvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-06)A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em ... -
Autonomia de professores: um estudo da perspectiva da psicologia
Petroni, Ana Paula (PUC-Campinas, 2008-12-11)A presente pesquisa investiga a autonomia do professor como elemento fundamental para o exercício de sua prática pedagógica. Seu locus é a escola, entendida como um complexo espaço, permeado por relações marcadas pela ... -
Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do ensino fundamental
Luz, Ana Flávia Silva (PUC-Campinas, 2014-02-11)Este estudo toma como fundamentos teóricos e metodológicos os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vigotski como seu principal representante, e cujas bases se assentam no materialismo histórico-dialético. ... -
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Bremberger, Maria Eufrásia de Faria (PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ... -
O fechamento das escolas e seus efeitos na aprendizagem dos alunos: o que dizem professoras do 6º ano do ensino fundamental
Jacinto, Natália Domingues (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Este estudo foi desenvolvido nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e está vinculado ao grupo Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED) do Programa de ... -
O conceito de ideologia em Martín-Baró: reflexões a partir do materialismo histórico-dialético
Mendonça, Gabriel Silveira (PUC-Campinas, 2017-02-07)Esta pesquisa discute o conceito de ideologia na obra de Ignácio Martín-Baró, precursor da psicologia da libertação. Um dos conceitos mais controversos no âmbito das ciências sociais, ideologia tem lugar fundamental na ... -
O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
Faria, Ederson de (PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. ... -
O papel dos afetos no processo de formação de psicólogos
Carmo, Mariana Coralina do (PUC-Campinas, 2011-02-11)Esta pesquisa teve por objetivo investigar os afetos envolvidos na adaptação de alunos ao ensino superior e sua influência na relação do aluno com o curso e em seu processo de aprendizagem, ao longo do desenvolvimento de ... -
Os aspectos subjetivos da experiência de trabalho em jovens com síndrome de down
Bilbao, Eduardo Vicente (PUC-Campinas, 2009-12-17)O presente trabalho teve por objetivo estudar os aspectos subjetivos da experiência de inclusão no mercado de trabalho em jovens com Síndrome de Down. Para a investigação da realidade de trabalho dos jovens utilizou-se ... -
Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores
Venancio, Magda Machado Ribeiro (PUC-Campinas, 2011-02-09)Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída ... -
Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Barbosa, Eveline Tonelotto (PUC-Campinas, 2012-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como ... -
Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Dugnani, Lilian Aparecida Cruz (PUC-Campinas, 2011-12-14)A presente pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico a partir da observação das relações que estabelece com os agentes que constituem o contexto escolar. Adota como referencial ... -
Ouvir, contar e criar histórias: um estudo sobre a imaginação de adolescentes no contexto escolar
Montezi, Aline Vilarinho (PUC-Campinas, 2011-12-13)A partir de uma perspectiva que pretende abordar o potencial de criação dos adolescentes e favorecer um ambiente propício ao desenvolvimento saudável, de modo à ressignificar as relações bem como as representações atribuídas ... -
Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
Bordignon, Jeferson Carlos (PUC-Campinas, 2015-02-13)Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa ... -
Psicologia escolar e música: mobilizando afetos e promovendo vivências na classe de recuperação
Neves, Maura Assad Pimenta (PUC-Campinas, 2015-12-16)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas PROSPED, que se insere na linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de ... -
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
Jesus, Juliana Soares de (PUC-Campinas, 2015-12-09)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ... -
Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
Andrada, Paula Costa de (PUC-Campinas, 2009-11-17)Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação ... -
Subjetividade e formação docente: os sentidos subjetivos que configuram o ver-se como professor
Reis Junior, Osmar Domingos dos (PUC-Campinas, 2009-02-26)O presente trabalho teve por objetivo estudar os sentidos subjetivos que configuram o processo de ver-se enquanto professores em alunos de Pedagogia. Esse estudo localiza-se dentro do espectro da presente tendência de ... -
Vivência de adolescentes da escolha da profissão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Medeiros, Fernanda Pereira (PUC-Campinas, 2017-02-23)A presente pesquisa-intervenção teve por objetivo investigar o modo como os adolescentes de classe média, que estudam em escola particular têm vivenciado o período pré-vestibular a partir das interações que estabelecem na ... -
Vivências de venezuelanos sobre o refúgio no Brasil: O papel da apropriação da língua para a inserção na cultura
Camargo, Tatiana de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)Este estudo tem como objetivo conhecer a vivência de venezuelanos em situação de refúgio no Brasil e analisar a importância do papel da língua na inserção de refugiados na cultura do país que os recebe. A pesquisa, ora ...