Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 361-380 de 711
-
Alfabetização e letramento: a formação de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro "Alfabetização no tempo certo"
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Este trabalho aborda as propostas de alfabetização e letramento nas políticas educacionais, com ênfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formação continuada de professoras alfabetizadores ... -
Exame Nacional de Cursos: um balanço da produção científica brasileira, com foco nos impactos nas IES e suas estratégias de aprimoramento institucional (1999-2010)
(PUC-Campinas, 2013-12-11)Em 1996, foi implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), o Exame Nacional de Cursos (ENC), um instrumento de avaliação em larga escala que vigorou até 2003, quando foi substituído pelo Exame Nacional ... -
Prova Brasil e SARESP: repercussões na construção da qualidade da educação na percepção de professores e gestores de escolas públicas estaduais do município de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-02-26)As avaliações em larga escala da Educação Básica, centradas em exames de desempenho dos alunos, têm sido utilizadas para monitoramento da qualidade da educação por meio da geração de indicadores. O presente trabalho busca ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
(PUC-Campinas, 2015-02-26)O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, especificamente na área ... -
Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
(PUC-Campinas, 2011-02-16)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
(PUC-Campinas, 2012-02-24)Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, ... -
Índio, música e brincadeira : pontos e contrapontos do material didático do Programa Ler e Escrever no 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2014-02-14)O Programa Ler e Escrever se caracteriza como uma política educacional do estado de São Paulo e se constitui por um conjunto de ações que visa à melhoria da qualidade da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental ... -
Saberes matemáticos: continuidade ou descontinuidade entre educação infantil e ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2013-10-04)Este estudo tem como objetivo analisar e compreender as práticas pedagógicas da educação infantil relacionadas ao desenvolvimento de conceitos matemáticos com crianças de cinco anos de uma escola publica municipal de ... -
A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG
(PUC-Campinas, 2014-12-17)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo ... -
A escola de tempo integral no estado de São Paulo: um estudo de caso a partir do olhar dos profissionais das oficinas curriculares
(PUC-Campinas, 2013-02-14)O Projeto Escola de Tempo Integral foi implementado na rede estadual de São Paulo, no ano de 2006, por iniciativa do governo de estado. Tal processo contou com a publicação de documentos oficiais, como as Diretrizes da ... -
Os rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores Universidades
(PUC-Campinas, 2014-02-26)A presente dissertação se enquadra no campo das pesquisas em avaliação educacional e tem foco no estudo das classificações advindas do Guia do Estudante (GE), publicada pela Editora Abril. A escassez de pesquisas voltadas ... -
A atividade lúdica nas práticas pedagógicas dos ingressantes no ensino fundamental: análises das aulas de educação física
(PUC-Campinas, 2013-06-11)Com esta pesquisa buscou-se conhecer experiências de brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Campinas-SP. A partir de análises sobre a promulgação da lei 11.274/06, que determina a ... -
Políticas públicas em educação profissional: estudo da cultura educacional na "Cidade do Samba" no Rio de Janeiro
(PUC-Campinas, 2013-12-12)No Brasil, atualmente, há diversos formatos de educação profissional. Desde cursos voltados ao aprendizado de um ofício até os cursos que integram a educação geral com a técnica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases ... -
Identidade docente na educação infantil: marcas da formação e das experiências profissionais no contexto das instituições
(PUC-Campinas, 2015-02-20)Esta pesquisa busca compreender o processo de construção da identidade docente de professoras de Educação Infantil bem como as possibilidades de reconstrução dessa identidade, visando entender como as mudanças políticas e ... -
Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo
(PUC-Campinas, 2014-02-25)As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escolar. Alguns estudos têm ... -
Narrativas de "professoras" de educação infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício
(PUC-Campinas, 2013-02-28)A presente pesquisa Narrativas de professoras de Educação Infantil: o processo de (re)significação da profissão a partir da formação em exercício trata da formação de professoras /alunas do curso de Pedagogia-PARFOR ... -
Gestão democrática e participativa: o estado do conhecimento de teses e dissertações nacionais (1998 a 2010)
(PUC-Campinas, 2013-02-07)A gestão da escola, de forma particular a gestão democrática, vem ganhando destaque nas pesquisas científicas brasileiras nos últimos anos. A estrutura da educação sofre diversas modificações influenciadas por questões ... -
A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola
(PUC-Campinas, 2013-02-06)Este trabalho tem como objetivo compreender a operacionalização da avaliação formativa no cotidiano da Escola de Formação de Professores (EFP) na cidade do Lubango, em Angola, tendo em referência a política da avaliação ... -
Avaliação da aprendizagem nos ciclos e na progressão continuada a partir das concepções de atores do processo educacional
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A avaliação, no corpo das políticas educacionais, é um ponto importante a ser observado e ganha cada vez mais destaque, principalmente como ferramenta de aprimoramento e, se bem aplicada, representa a possibilidade de ... -
Cursos de licenciatura em computação: a formação do educador em análise
(PUC-Campinas, 2011-02-21)Essa pesquisa tem como tema a formação do educador nos cursos de Licenciatura em Computação. O problema desta pesquisa consiste na seguinte pergunta: a partir dos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Computação, ...