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    • Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro 

      Batista, Bruno Luiz Sancadolara; Almeida, Gabrielle Davi de; Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e ...
    • Lendas do Futebol: Reconstrução da Identidade da Seleção Brasileira 

      Zanirato, Daniel; Campos, Eduardo Gonçalves de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)
      Foi notado que o interesse do brasileiro sobre o futebol vem caindo nas últimas décadas, coincidentemente depois que o país conquistou seu último título na Copa do Mundo da Fifa em 2002. O projeto em questão se inicia com ...
    • Lumiar — O design como comunidade informativa para cuidadores de idosos 

      Souza, Letícia Correia de; Daimaru, Guilherme; Rocha, Pedro Lucas da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-12)
      Este Trabalho de Conclusão de Curso destaca o desenvolvimento do aplicativo mobile "Lumiar" para cuidadores de idosos, abordando a relevância de um canal unificado para o compartilhamento de informações sobre cuidados a ...
    • Maestro Type - um sistema funcional para a harmonização tipográfica 

      Gonçalves, Giulia Cerruti; Souza, Heloisa Furquim de; Nista, Isabella Anseloni; Moraes, João Martin de Souza (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-05)
      Este trabalho de conclusão de curso aborda a importância das letras e a influência da escolha de uma boa fonte em projetos, visando auxiliar o público no processo de escolha e harmonização tipográfica. Reconhecendo a ...
    • Mamão na massa: a influência das mídias audiovisuais nos hábitos alimentares das crianças 

      Freitas, Gabrielle Gonçalves de; Corsi, Giovana Garcia; Raskin, Stefany Sivia Friendlander (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-01)
      Este projeto busca discutir como o design pode atuar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, incentivando-as a cozinhar e promovendo refeições em família, um hábito que se perdeu devido a rotina ...
    • Mivery – M-commerce e o consumo no cotidiano 

      Paulella Júnior, Claudio Luiz; Marineli, Murilo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
      Consumir produtos necessários para o cotidiano é uma tarefa presente na vida de todos os seres humanos e, com o avanço da tecnologia, cada vez mais os estabelecimentos estão procurando realizar essa migração para o digital. ...
    • Nosti - a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital 

      Rodrigues, Eduardo Fernandes; Jaconi, Gabriel; Tung, Lillian Nogami (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital e tem como objetivo encontrar uma solução para ampliar de maneira apropriada e segura a ...
    • OCCA - Organização Colaborativa de Campinas: o design digital como mediação para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis 

      Conto, Nicolli Bedicks de; Sakamoto, Vinícius Kensuke (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
      O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender as relações e origens históricas da sociedade de consumo, seus impactos no meio ambiente, e como o design pode ser usado como agente mediador na diminuição ...
    • Paletro – a importância da representatividade étnica e cultural no Character Design em videogames 

      Costa, Marco Túlio Cardoso Trindade da; Lima, Nycolas Pedro Martins (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-22)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância da representatividade de diversas etnias e culturas em personagens de videogames, já que por muito tempo o protagonismo dos personagens era exclusivo aos homens ...
    • Projeto Claymade - estudo teórico e plataforma de compartilhamento e experimentação de veículos conceituais 3D 

      Tardelli, Aline Piato; Santos, Renato Pedroso dos; Morello, Richard (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)
      Durante todo o processo de maturação do desenvolvimento, criação, prototipação e finalização, os setores automotivos e automobilísticos, se resumiram a contemplar um tipo de conteúdo monolítico, onde suas interfaces e ...
    • Projeto gente: diálogos colaborativos em comunidades criativas sobre igualdade de gênero e infância 

      Tarelho, Alice Bueno; Shiguematsu, Heitor Bacic (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      O presentra Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, via, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design, compreender as questões de gênero na infância e potencializar ...
    • PROJETO IN.TOLERA - alternativas a respeito das alergias e intolerâncias alimentares sob a ótica do design da informação 

      Cohen, Beatriz; Nardo, Giovana; Sato, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      Este projeto propõe um conjunto de ações utilizando o Design Digital como solução, para atingir o objetivo de melhorar a vida e a experiência dos indivíduos com restrições, alergias e intolerâncias alimentares, atendendo ...
    • Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual 

      Laurindo, Danilo Alessandro; Melo, Gabriel Dias de; Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
      Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital ...
    • Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas 

      Sugahara, Eddie; Gasparino, Lucas Valverde; Carvalho, Renan Santa Terra de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ...
    • Projeto soberoom - design como ferramenta de esclarecimento das consequências do uso de entorpecentes no contexto da música eletrônica underground 

      Gomes, Rafael Basseto; Kenan, Juan Cruz Martinez (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
      Esse é um projeto com o objetivo de diminuir o consumo abusivo de substâncias ilícitas na cena da música eletrônica underground, pois atualmente, existe um preconceito em relação às pessoas inseridas nesse ambiente, quanto ...
    • Projeto T.E.C.A. – design e tecnologia em auxílio à causa animal 

      Nunes, Júlia Gabriela Villalta; Malterre, Vitória Carolina de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      As práticas de maus-tratos (crueldades, violências, guarda irresponsável, abandono, des caso, etc) ocorrem indiscriminadamente e milhares de animais domésticos sofrem, sem possuir meios de se defender, em situações de total ...
    • Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico 

      Gurgel, Lívia Barbosa; Silva, Rafael Barbosa da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso que demonstram a ...
    • Prô – Plataforma Educacional Digital 

      Camargo, Julia Suniga; Ferreira, Maria Luísa Gerassi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
      O projeto Prô nasceu como uma inspiração decorrente da discrepância que acomete o Brasil no quesito educação. Apesar da sociedade do século XXI ser considerada “informacional” e “tecnológica”, ainda existem milhares de ...
    • Revoada: o design como ferramenta de visibilidade para o “novíssimo” cinema brasileiro 

      Serrate, Jéssica Santos; Giese, Vinicius Parrado; Celestino, Yasmin de Paula Tanimoto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-03)
      O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas ...
    • Show.me - redes sociais e dependência emocional: a visualização de dados como ferramenta identificadora de padrões comportamentais 

      Leitão, Carolina Barile Marques; Malheiro, Heitor Costa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
      O projeto a seguir apresenta a construção da plataforma digital show.me, aplicativo de visualização de dados idealizado com o propósito de trazer maior conhecimento aos usuários de redes sociais quanto aos seus hábitos ...