Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 181-200 de 205
-
Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-02-15)O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do ... -
O papel da psicologia no desenvolvimento de líderes organizacionais, segundo psicólogos e líderes
(PUC-Campinas, 2005-02-18)Este estudo tem por objetivo analisar a contribuição da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) para o desenvolvimento de líderes organizacionais. Os dados foram obtidos através de depoimentos escritos, com perguntas ... -
Construção e validação de escala de posse
(PUC-Campinas, 2006-05-12)Trata-se da construção e validação de uma escala de posse de auto-relato, baseada na experiência clínica e numa teoria etológica da posse, que a postula como uma tendência instintiva de o indivíduo obter e/ou manter o ... -
Estudo de um grupo de liderança comunitária: abordagem sociométrica
(PUC-Campinas, 2006-03-08)Partindo do princípio de que a vida da Comunidade, na sua dimensão objetiva, se faz e se realiza na concretude dos Grupos Comunitários, e que esses, por sua vez, se formam e se mantêm pela força de seus líderes, o presente ... -
Vivências de trabalhadores da saúde frente à lógica capitalista: um estudo da atenção básica na Colômbia e no Brasil
(PUC-Campinas, 2016-02-29)A presente pesquisa visa a analisar as vivências de trabalhadores dos Sistemas Públicos de Saúde da Colômbia e do Brasil, tendo-se em vista que esses dois casos ganham interesse de estudo por exemplificarem sistemas de ... -
Habilidades intelectuais e perfil criativo
(PUC-Campinas, 2019-02-15)A teoria mais recente da inteligência e que melhor explica o construto é a teoria Catell-Horn-Carroll (CHC). A criatividade é um construto que se define através de diversas perspectivas envolvendo aspectos cognitivos, ... -
Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1: estresse, enfrentamento e adesão ao tratamento
(PUC-Campinas, 2016-02-26)O Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) é uma condição crônica de saúde caracterizada pelo excesso de glicose no sangue e produção deficiente de insulina pelo pâncreas, exigindo a ingestão diária de insulina para o controle ... -
Dor de cabeça em adolescentes: estratégias de enfrentamento e qualidade de vida
(PUC-Campinas, 2016-02-25)A adolescência é um período do desenvolvimento em que ocorrem transformações físicas, emocionais e sociais, tornando o adolescente exposto ao estresse. Este tem como um dos sintomas as queixas de dor de cabeça, que são ... -
“Vadias ou certinhas”: estudo psicanalítico sobre o sofrimento de meninas adolescentes
(PUC-Campinas, 2019-02-19)A presente pesquisa tem como objetivo investigar imaginários coletivos sobre o sofrimento de meninas adolescentes, considerando a condição de intersecção entre ser mulher e ser adolescente. Organiza-se metodologicamente ... -
Compreensão psicológica das vivências de pais em aconselhamento genético (ag): um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2006-02-10)A pesquisa teve como objetivo compreender psicologicamente vivências de mães e casais em processo de Aconselhamento Genético (AG) no Ambulatório de Genética Perinatal do CAISM/UNICAMP, após o nascimento de um filho portador ... -
Encontros com o cuidado infantil e a maternidade: investigando imaginários coletivos
(PUC-Campinas, 2021-02-18)Esta tese objetiva investigar imaginários coletivos sobre o cuidado infantil e a maternidade. Justifica-se como produção de conhecimento compreensivo que pode contribuir para aprimorar a clínica psicológica, ... -
"Quem cuida é a mãe”: Imaginário coletivo de mediadores judiciais sobre cuidado dos filhos
(PUC-Campinas, 2021-02-24)A presente tese tem como objetivo investigar imaginários coletivos sobre criação dos filhos na contemporaneidade. Justifica-se na medida em que as recentes transformações, derivadas do ingresso da mulher no mercado de ... -
Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
(PUC-Campinas, 2020-02-17)Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições ... -
A experiência intersubjetiva na ludoterapia humanista: uma perspectiva fenomenológica
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa qualitativa objetivou compreender, fenomenologicamente, a experiência vivida por psicoterapeutas e crianças no acontecer clínico da ludoterapia de orientação humanista. A fenomenologia, desenvolvida por Edmund ... -
Docência, sofrimento e potência de ação: o drama de ensinar no ensino médio público pelo olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa teve por objetivo investigar a potência da arte na promoção da reflexão sobre as condições do trabalho docente e sua ressignificação. Os desafios que se apresentam na ação cotidiana do professor atualmente ... -
Redesenho do trabalho: avaliação, revisão sistemática e relações com estados positivos no trabalho
(PUC-Campinas, 2021-02-25)As perspectivas proativas sobre o delineamento do trabalho emergiram fortemente no campo de investigação da psicologia organizacional positiva nas últimas duas décadas. Especificamente, o redesenho do trabalho, ... -
Prevenção à violência de gênero na escola pública: rompendo silêncios
(PUC-Campinas, 2021-02-10)A presente pesquisa de doutorado buscou defender a tese de que a psicologia crítica presente na escola pública contribui para a prevenção da violência de gênero. A violência de gênero contra as mulheres e meninas tem altos ... -
Escala de Avaliação Psicossocial de atletas em formação: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2021-02-26)A forma como o atleta se relaciona com outras pessoas do seu convívio e como essa relação influencia o desempenho esportivo e a motivação constitui o nível psicossocial, aspecto de extrema relevância na trajetória esportiva ... -
Psicologia crítica e processos participativos na escola: desenvolvendo a capacidade de ação de estudantes
(PUC-Campinas, 2020-02-19)A presente pesquisa insere-se no contexto de defesa da democratização das escolas públicas, enfatizando a importância do protagonismo dos estudantes na construção da educação. Diante dos fundamentos da Psicologia ... -
Capacidade de ação e emancipação política: fundamentos da emancipação humana
(PUC-Campinas, 2020-02-18)Este trabalho, de cunho teórico, discute, a partir de algumas contribuições da Psicologia Contra-Hegemônica e do Materialismo Histórico e Dialético, as possibilidades de uma real emancipação humana. Retomando, aqui, as ...