Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 79-98 de 347
-
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
(PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
(PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
(PUC-Campinas, 2014-12-04)Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
(PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Construção de escala de potencial criativo para organizações
(PUC-Campinas, 2015-12-15)O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades ... -
Construção de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais
(PUC-Campinas, 2012-12-13)Diante da lacuna existente na avaliação cognitiva de populações especiais, essa pesquisa teve como objetivo a construção de três subtestes (verbal, memória e lógico-espacial) para avaliação da inteligência de crianças ... -
Contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica
(PUC-Campinas, 2012-02-29)O objetivo desta dissertação é explicitar as contribuições de D. W. Winnicott para o campo da nosografia psicanalítica, entendendo-se por nosografia a classificação e a descrição das doenças. Inicialmente, a compreensão, ... -
Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a educação
(PUC-Campinas, 2009-02-04)Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as principais concepções de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente a uma contribuição para o trabalho dos educadores de adolescentes. Esta análise será ... -
Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2014-02-11)Este estudo toma como fundamentos teóricos e metodológicos os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vigotski como seu principal representante, e cujas bases se assentam no materialismo histórico-dialético. ... -
Crianças pré-escolares e prisão paterna: percepção de familiares
(PUC-Campinas, 2007-02-06)Considerando a diversidade e a adversidade dos contextos de desenvolvimento da criança, sobretudo de famílias excluídas sócio-economicamente, esta pesquisa procurou compreender o desenvolvimento de crianças em idade ... -
Criatividade e resiliência na vida de Nise da Silveira
(PUC-Campinas, 2012-02-23)Criatividade é um tema que tem se mostrado, historicamente, complexo e amplo. No presente trabalho, esse construto será estudado na sua relação com a resiliência, dada a importância de ambos para o enfrentamento dos desafios ... -
Criatividade e resiliência: relações entre construtos?
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Considerando a criatividade e a resiliência como importantes características pessoais relatadas na literatura científica, especialmente dentro do movimento da Psicologia Positiva, essa pesquisa tem como objetivo realizar ... -
Criatividade e suas relações com inteligência em crianças com e sem dislexia
(PUC-Campinas, 2013-12-13)A dislexia é um transtorno decorrente de disfunções neuropsicológicas e acarreta principalmente dificuldades no aprendizado da leitura. Estudos internacionais especulam que esse quadro não somente envolveria habilidades ... -
Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação
(PUC-Campinas, 2003-06-27)A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ... -
Criatividade na obra de D. W. Winnicott
(PUC-Campinas, 2013-02-19)A criatividade surge na obra de Winnicott como fundamento da existência saudável, diferindo das teorias psicanalíticas clássicas sobre a criatividade referidas à teoria da sublimação. Desta forma, abre caminho para uma ... -
Criatividade, bem-estar subjetivo e estado mental em idosos
(PUC-Campinas, 2021-01-21)Visando colaborar com a quebra do estereótipo negativo ainda associado à velhice e contribuir para o desenvolvimento de estratégias de políticas públicas que contribuam para o alcance da velhice bem-sucedida, o presente ... -
Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
(PUC-Campinas, 2009-02-27)Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das ...