Navegação Estudos Africanos e Afro-Brasileiros por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 de 39
-
População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)
(PUC-Campinas, 2007-12-17)Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ... -
Requalificação urbana: a Fazenda Roseira e a comunidade Jongo Dito Ribeiro Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2011-02-25)Este trabalho aborda aspectos da luta pela preservação da Fazenda Roseira do Campo Grande antiga fazenda de café e marco referencial cultural e histórico, situada na região noroeste de Campinas,SP, num território entrecortado ... -
Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
(PUC-Campinas, 2013-11-25)O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas ... -
Humilhação social no trabalho: o caso das advogadas negras
(PUC-Campinas, 2013-12-04)A presente dissertação, inserida na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, visa a estudar como se dá ... -
Da entrada de serviço ao elevador social : racismo e sofrimento
(PUC-Campinas, 2013-12-04)O presente trabalho investiga os efeitos do racismo na experiência emocional de negros brasileiros, que conheceram relativa ascensão social. Justifica-se duplamente, tanto por visar trazer subsídios teóricos e práticos ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
(PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-02-25)A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na ... -
Educação e política pública: estudo da efetivação do projeto memória e identidade: promoção da igualdade na diversidade (mipid) em uma escola de educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2015-12-11)O presente estudo partiu das inquietações do autor referente às dificuldades enfrentadas para a implementação e cumprimento da Lei 10.639/2003 no âmbito escolar, que redundaram, sobretudo com as seguintes questões: Que ... -
Reconhecimento intersubjetivo e ocultação ideológica: reflexões sobre a temática história e cultura afro-brasileira e recismo nos livros aprovados no PNLD-2014 de língua estrangeira moderna
(PUC-Campinas, 2016-02-19)O objetivo desta pesquisa é identificar e refletir como os livros didáticos de Língua Estrangeira Moderna (LEM) aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (PNLD-2014) para o Ensino Fundamental II contemplam a ... -
Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha
(PUC-Campinas, 2016-12-12)A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera ... -
Matriz africana em Campinas: territórios, memória e representação
(PUC-Campinas, 2017-02-06)Matriz africana é toda herança ancestral cultural, territorial, monumental, lin-guística e organizacional, tanto em documentos e vestígios urbanos quanto na orali-dade, transmitidos pelos negros africanos escravizados e ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Negros e brancos: identidade e território em Campinas (1888-1956)
(PUC-Campinas, 2018-01-20)O presente trabalho desejou investigar a localização espacial da população e da cultura negra em Campinas-SP entre os anos 1888 e 1956 e analisar as intervenções urbanas realizadas no período, identificando seu caráter ... -
Egressos do ProUni de uma universidade do interior do Estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2018-02-15)Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São ... -
Racismo e psicanálise em produções acadêmicas
(PUC-Campinas, 2018-02-20)A presente tese aborda a temática do racismo enquanto sofrimento socialmente determinado, visando produzir conhecimentos que contribuam para o enfrentamento desse grave problema brasileiro. Partindo dos fundamentos e dos ... -
Preconceito e prounistas: “Seu lugar não é aqui”
(PUC-Campinas, 2018-02-21)Esse trabalho de doutoramento teve como objetivo identificar e analisar a presença do preconceito nos espaços acadêmicos onde o ProUni (Programa Universidade para Todos) está presente, para, a partir da análise apresentada, ... -
As representações do negro na história pelos “intérpretes do Brasil” e seus (possíveis) efeitos na produção acadêmica sobre a lei 10.639/03 na área de educação.
(PUC-Campinas, 2018-05-24)Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e historiográfico que teve como objetivos: (i) identificar e descrever as representações dos negros apresentadas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de ... -
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: uma construção de política educacional
(PUC-Campinas, 2019-12-09)A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a ... -
A insuficiência das sanções penais cabíveis no combate à naturalização e perpetuação da violência doméstica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-18)Diante do contexto histórico e social da perpetuação da violência doméstica contra a mulher, esta pesquisa objetiva analisar, mediante o método de revisão bibliográfica, a análise da (in) suficiência da legislação e das ... -
Evolução do pensamento criminológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-03)O presente trabalho busca analisar a evolução do pensamento criminológico, de modo a esclarecer a aplicação seletiva do Direito Penal diante dos grupos contra cultural, etiquetados equivocadamente pelas agências formais e ...