Browsing Produção acadêmica e científica by Author "Machado, Vera Lúcia de Carvalho"
Now showing items 1-17 of 17
-
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
Paderes, Adriana Marques (PUC-Campinas, 2007-03-27)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ... -
A escola de tempo integral no estado de São Paulo: um estudo de caso a partir do olhar dos profissionais das oficinas curriculares
Faveri, Regina Carvalho Calvo de (PUC-Campinas, 2013-02-14)O Projeto Escola de Tempo Integral foi implementado na rede estadual de São Paulo, no ano de 2006, por iniciativa do governo de estado. Tal processo contou com a publicação de documentos oficiais, como as Diretrizes da ... -
A escola na ótica de alunos de ensino médio de diferentes tribos
Guernelli, Sonia Maria dos Santos (PUC-Campinas, 2008-09-04)O presente estudo refere-se a uma pesquisa efetuada na Escola Estadual Carlos Gomes, na cidade de Campinas, cujo objetivo foi produzir conhecimentos sobre a compreensão que jovens do Ensino Médio têm em relação a essa ... -
A política de formação de professores de história no regime civil-militar: a criação da licenciatura curta em estudos sociais
Silveira, João Batista da (PUC-Campinas, 2008-04-30)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador , do Curso de Mestrado em Educação da PUC-CAMPINAS. Trata-se, mais especificamente, de uma investigação acerca ... -
A PUC-Campinas: as mudanças institucionais narradas por seus docentes mais velhos
Canciam, Rogerio (PUC-Campinas, 2007-03-30)O estudo realizado insere-se na área da Educação e articula à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. A pesquisa realizada teve como objetivo recuperar, com base nos relatos de professores mais ... -
Aprendizagem por projetos para o desenvolvimento de competências: uma proposta para a educação profissional
Bento, Estevão de Jesus (PUC-Campinas, 2011-02-16)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação de Professores do PPGE da PUC Campinas e tem como objetivo, compreender o processo de construção de uma proposta pedagógica que trabalha com ... -
Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior
Previatti, Areta Held (PUC-Campinas, 2009-02-20)O presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, ... -
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
Lima, Helaine Cristina Ferreira (PUC-Campinas, 2010-12-16)Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ... -
Histórias de professores de artes visuais: um rememorar de práticas pedagógicas e um olhar para a formação docente
Crivari, Ana Maria da Silva Bittar (PUC-Campinas, 2010-12-09)Esta pesquisa baseou-se em histórias de professores de Artes Visuais, propondo um repensar sobre as práticas pedagógicas e formação de professores desta área de conhecimento. O ensino da Arte passa por grande mudança ... -
O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral
Pattaro, Rita de Cássia Ventura (PUC-Campinas, 2013-02-15)Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. ... -
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
Gonzaga, Marta Leardini (PUC-Campinas, 2009-12-21)Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ... -
Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
Pimenta, Cleonice Xavier da Silva (PUC-Campinas, 2007-02-22)O presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para ... -
População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)
Santos, Sonia Querino dos Santos e (PUC-Campinas, 2007-12-17)Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ... -
Projeto político-pedagógico e educação especial: ações, contradições e desafios à inclusão educacional na rede municipal de Campinas/SP
Padilha, Adriana Cunha (PUC-Campinas, 2009-10-27)O aluno com deficiência introduziu mudanças na discussão sobre a função social da escola, exigindo assim maior reflexão, organização e planejamento das práticas escolares. A escola por meio de seu Projeto Político-Pedagógico ... -
Trajetória escolar de Letícia: uma adolescente com síndrome de Down
Mantelatto, Juliana (PUC-Campinas, 2009-02-02)Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a trajetória escolar de Letícia, uma adolescente com síndrome de Down regularmente matriculada no ensino fundamental séries iniciais, de uma escola regular, particular, ... -
Trajetórias de formação e condições de trabalho do intérprete de libras em instituições de educação superior
Martins, Diléia Aparecida (PUC-Campinas, 2009-02-27)A presente dissertação tem como objetivo estudar as trajetórias de formação e as condições de trabalho do intérprete de Libras certificado pelo exame nacional de proficiência para interpretação de Libras, que atua em ... -
Universidade para todos: o PROUNI na visão dos bolsistas de uma instituição de ensino superior
Almeida, Maria Aparecida de (PUC-Campinas, 2009-02-27)O objetivo deste trabalho é o de analisar o Programa Universidade para Todos ProUni -, segundo a ótica dos bolsistas de uma Instituição privada de Ensino Superior do interior do Estado de São Paulo, do ponto de vista ...