Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 de 737
-
A busca de felicidade na perspectiva de Santo Agostinho e os desafios na pós-modernidade
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)Este trabalho tem como objetivo, mostrar os vários caminhos que podemos usar para encontrar a felicidade. Por meio das grandiosas obras de Santo Agostinho, autor que vamos estudar, adentramos em seu pensamento, e somos ... -
A política como meio para a formação humana segundo Aristóteles
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O objetivo deste trabalho é introduzir o leitor no estudo do pensamento de Aristóteles, apresentando as reflexões elaboradas pelo filósofo acerca da pólis, da política e do cidadão. A política desenvolvida por Aristóteles ... -
A busca e o encontro com a verdade em Santo Agostinho: um caminho para o sentido da vida
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)O presente trabalho monográfico tem por objetivo apresentar e desenvolver o tema Verdade dentro do pensamento de Santo Agostinho (354-430). Será demonstrado o caminho percorrido pelo Doutor da Igreja, na busca e encontro ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ... -
Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-01-24)A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal ... -
Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a ... -
Indicadores de qualidade da educação superior: um estudo a partir do ranking Quacquarelli Symonds e do sistema nacional de avaliação da educação superior
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)Esta dissertação atinente à linha de pesquisa de Políticas Públicas de Avaliação e ao grupo de pesquisa intitulado Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
A construção de registros das experiências escolares: desafios e possibilidades
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)No contexto da Educação Infantil, o registro das experiências que narram a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança desempenha um papel fundamental. Esses registros permitem não apenas que futuros ... -
A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos ... -
A dessacralização e a fuga da beleza na pós-modernidade segundo Roger Scruton
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-18)A presente monografia buscará reafirmar a importância da beleza para a sociedade contemporânea a partir do filosofo britânico Sir Roger Scruton (1944 – 2020), pensador de um corpo filosófico profundamente denso em ... -
O sentido do humano à luz da fenomenologia e psicologia de Angela Ales Bello
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-07)Há tempos o ser humano tem se questionado muito e buscado compreender qual seu sentido enquanto habitante deste mundo. Para esta pertinente indagação, a fenome nologia e a psicologia oferecem ferramentas para que, por ... -
A questão filosófica da morte na sociedade contemporânea à luz da metafísica da morte de Arthur Schopenhauer
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-18)Este trabalho analisa o retrato da morte desde os primórdios da filosofia até o contemporâneo, por meio de uma abordagem histórica, filosófica e literária. Aprofunda-se no horizonte filosó fico de Arthur Schopenhauer, ... -
O conceito de Deus em Edith Stein
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar qual o conceito de Deus no pensamento filosófico de Edith Stein. Por meio de um estudo aprofundado de seus escritos, buscamos compreender como Edith Stein ... -
A atuação da Igreja Católica no meio universitário: da “ação católica brasileira” à “pastoral universitária”
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar o fenômeno religioso à luz das Ciências da Religião, em um recorte sobre a atuação da Igreja Católica no âmbito universitário, assim como discutir se o jovem universitário ... -
Dispositivo, Pessoa e Comunidade em Giorgio Agamben e Roberto Esposito
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A presente dissertação aprofunda a relação entre os pensadores Giorgio Agamben e Roberto Esposito sobre o que diz respeito à leitura crítica da Teologia Política. Como horizonte, objetivou-se o conceito de dispositivo ... -
De discípulo amado a guia místico: João, o Santo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)A literatura apócrifa cristã representa um riquíssimo depósito de tradições populares que, ao longo dos séculos, cristalizaram-se na narrativa histórica e na memória coletiva. Esses escritos não devem ser menosprezados ... -
O sentido do sofrimento humano na Salvifici Doloris
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-02)A Carta Apostólica Salvifici Doloris sobre o sentido cristão do sofrimento, publicada no pontificado de João Paulo II (1978-2005) é o documento em que o sofrimento humano é abordado de forma ampla e sistemática. A ... -
A mística nas Confessiones de Santo Agostinho: uma análise fenomenológica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)Agostinho de Hipona (354-430) foi um escritor, teólogo, filósofo e bispo que marcou significativamente o mundo ocidental. Conhecido por suas várias obras, Agostinho dedicou sua vida intelectual, após a conversão ao ...