Programa de Pós-Graduação em Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 de 397
-
Emancipação e protagonismo: o que pensam estudantes e professores sobre seus cursos de Direito
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-20)Quatro marcos temporais indicam a emergência de um novo modelo de educação jurídica: o advento do novo Código de Processo Civil em março de 2016, as Resoluções CNE/CES 5/2018 e 2/2021, aplicáveis à graduação em Direito, ... -
Doutorados profissionais nas áreas de Tecnologias Estratégicas e para o desenvolvimento sustentável do MCTI (biotecnologia e cidades inteligentes): tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais.
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-21)Esta pesquisa em nível de doutorado está inserida na Linha de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação e foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de ... -
Avaliação da qualidade da educação especial na educação infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-19)Esta dissertação, decorrente da pesquisa de Mestrado Acadêmico, foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atinente à linha de pesquisa Políticas Públicas ... -
O ensino religioso presente na BNCC: uma análise à luz de Eric Voegelin
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-25)Este trabalho de dissertação de mestrado está inserido na Linha de Pesquisa "Políticas Públicas em Educação" e no Grupo de Pesquisa "Escola, profissionalização docente e seus fundamentos" do Programa de Pós-Graduação em ... -
Contributos da avaliação institucional para a construção da gestão democrática: um estudo das escolas públicas do município de Solânea (PB)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-20)Esta tese é decorrente da pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atinente à linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, sendo ... -
Qualidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de tempo integral de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-19)Essa dissertação é decorrente da pesquisa de Mestrado Acadêmico e foi articulada, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, à linha de pesquisa Políticas Públicas ... -
Importância do gênero textual relatório de aprendizagem na educação infantil para o aperfeiçoamento docente
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-26)Trata-se de pesquisa-intervenção de mestrado, de caráter qualitativo. Tem como objetivo geral analisar um processo de apropriação do gênero relatório de Educação Infantil por graduandas de Pedagogia e os impactos desse ... -
Produção de discursos pelas crianças: a fertilidade de interações dialógicas em sala de aula
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-16)Este trabalho está atrelado à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” e fundamenta-se à luz da teoria histórico-cultural e na importância da linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano. ... -
Educação ambiental e geoética: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)Geoética é tema central de debates realizados por geocientistas ao redor do mundo que se preocupam com a perspectiva ética em relação a questões socioambientais, sendo a ética um campo próprio do conhecimento da área de ... -
Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias nas universidades católicas brasileiras: usos dos resultados via mídias digitais
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-18)Esta pesquisa, de mestrado acadêmico, se desenvolveu na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e foi desenvolvida no ... -
Leitura, escrita e multiletramentos nos anos finais do ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica ... -
Adolescência e escola: significações na transição do ensino fundamental para o ensino médio
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-11)A presente pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, na linha de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de ... -
Os impactos da sindemia nas concepções e práticas pedagógicas de docentes da educação básica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-02-11)Esta pesquisa vincula-se à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e traz como contributo o registro, por meio de dados empíricos da experiência vivida por professores da Educação Básica frente ... -
“Como você pensou?”: a oralidade e o desenvolvimento do sentido do número em crianças do 1.º ano do Ensino Fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-10)Esta pesquisa de doutorado1 surgiu a partir das inquietações vivenciadas pela professorapesquisadora em sua sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Está inserida na linha de pesquisa Formação de Professores ... -
O desenvolvimento profissional docente e a teoria social cognitiva
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-02)A presente pesquisa teve como fundamento a Teoria Social Cognitiva. Os estudos pautados nessa teoria indicam que o uso de estratégias cognitivas - como as habilidades de leitura, seleção de trechos, elaboração de resumos ... -
Educação Infantil e Pandemia da Covid-19: narrativas das famílias
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-11-19)O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas, na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas junto ao grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente, discutiu ... -
Práticas pedagógicas em matemática narradas por professoras de educação infantil
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-12)A presente pesquisa teve como foco o estudo das narrativas sobre o ensino da Matemática de duas professoras de Educação Infantil. Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” ... -
Atividades simbólicas no 1° ano: possibilidades de continuidades entre a educação infantil e o ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2025-01-24)Esta investigação vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e subsidia os estudos realizados no âmbito do Grupo de Pesquisa Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica, ... -
Corpo em movimento: narrativas de uma professora de educação física e o desenvolvimento da consciência corporal no ensino fundamental
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-03)Trata-se de natureza qualitativa na perspectiva de uma pesquisa (auto)biográfica, em que se considerou as narrativas de uma professora de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental a fim de analisar como seu trabalho ... -
O desenvolvimento profissional e a autoformação de professores ao promover o letramento
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-12-09)O presente estudo1 consiste em uma pesquisa de Mestrado na área de Educação com aderência à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, vinculado ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente. ...